2022/05/13

Health Connect da Google e Samsung facilita integração de dados de saúde

A Google e a Samsung anunciaram a iniciativa Health Connect, para facilitar a integração dos dados de saúdes e fitness entre apps e serviços.

Não há nada mais irritante do que ter uma app que faz o tracking de actividade, mas cujos dados depois ficam fechados nessa app ou serviços, não permitindo a sua utilização noutras apps ou serviços que se utilize. É algo que a Google espera resolver com o Health Connect, que também conta com o apoio da Samsung, para criar um conjunto de serviços e APIs que facilite essa tarefa.

O Health Connect segmenta a informação disponível em 6 categorias:
  • Activity: Actividade física dos utilizadores, incluindo exercícios, caminhar, dormir, etc.
  • Body Measurement: Dados relacionados com o corpo, como altura e peso.
  • Cycle Tracking: Dados relacionados com ciclos menstruais.
  • Nutrition: Dados relacionados com hidratação e nutrição, que podem incluir quanta água o utilizador ingeriu, assim como calorias, vitaminas, e outros nutrientes.
  • Sleep: Dados relacionados com o registo de sono do utilizador.
  • Vitals: Dados que podem incluir a temperatura, nível de oxigénio no sangue, ECG, etc.
Usando as APIs do serviço, será possível dar às apps acesso apenas a algumas das categoria e não a outras. Apps como o Google Fit, Samsung Health, MyFitnessPal, Leap Fitness, Withings irão tirar partido do Health Connect, esperando-se que eventualmente todas as apps destas categorias o façam.
Sabendo-se que com a facilitação do acesso aos dados também surgem as inevitáveis preocupações de privacidade, a Google assegura que os utilizadores terão total controlo sobre como desejam usar os seus dados, e que toda a informação é encriptada para garantir a sua segurança no equipamento; sendo também fácil ver que apps estão a aceder a que tipos de dados, e podendo remover-se os acessos autorizados a qualquer momento.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)