2022/05/10

NASA recupera comunicações com Ingenuity em Marte

A NASA recuperou as comunicações com o helicóptero Ingenuity em Marte, mas a aproximação do Inverno marciano levanta novos problemas.

A NASA passou um susto, tendo perdido comunicações com o Ingenuity em Marte. O helicóptero que seguir a bordo do rover Perseverance tornou-se na primeira aeronave a realizar voos controlados noutro planeta, e já superou em muito os objectivos iniciais, tendo já realizado mais de 20 voos em Marte e percorrido 7 quilómetros.

Agora, a NASA confirmou que a perda de comunicações se deveu a carga insuficiente, com os painéis solares do Ingenuity a terem eficácia reduzida devido à acumulação de pó. A falta de energia fez com que o Ingenuity se desligasse por completo, perdendo a sincronização com o Perseverance. Ou seja, estava a fazer as tentativas de comunicação numa hora em que o Perseverance não estava à escuta; algo que foi posteriormente resolvido quando a NASA deu comandos para que o Perseverance passasse todo um dia a aguardar as comunicações, o que permitiu retomar a sincronização e a comunicação entre ambos.

O maior problema é que em Marte se aproxima o "inverno", que terá ainda maior quantidade de poeira no ar e exposição solar reduzida, o que vai complicar seriamente a vida ao Ingenuity. Uma das opções tomadas foi ajustar os aquecedores que mantinham o Ingenuity dentro das temperaturas aceitáveis durante as noites marcianas, em vez de serem activados aos -15ºC passam agora a ligar-se apenas aos -40ºC e a manter essa temperatura. Assim, poupa-se energia mas sujeitam-se os componentes - muitos dos quais são peças comerciais, não concebidas para uso nestas condições.

A situação será acompanhada atentamente ao longo dos próximos meses, para ver se o Ingenuity poderá voar novamente depois de superada esta estação.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)