2022/06/18

Airbus A321XLR faz primeiro voo

O primeiro Airbus A321XLR (Xtra Long Range) realizou o seu primeiro voo com sucesso.

O avião MSN 11000 descolou do Aeroporto de Hamburgo-Finkenwerder para um voo de teste que durou aproximadamente 4 horas e 35 minutos. A tripulação da aeronave era composta por pilotos com experiência em voos de teste, Thierry Diez e Gabriel Diaz dos Viellegas Giron, acompanhados pelos engenheiros Frank Hohmeister, Philippe Pupin e Mehdi Zeddoun. Durante o voo, a tripulação testou os controlos de voo, motores e sistemas principais da aeronave, incluindo, as protecções de envelope do voo em alta e baixa velocidade.

O A321XLR representa um passo evolutivo dentro da família de aviões A320neo com corredor único, atendendo aos requisitos do mercado para uma aeronave de maior alcance e carga útil, criando mais valor para as companhias aéreas ao permitir serviços economicamente viáveis em rotas mais longas do que outro qualquer modelo.

O novo modelo A321XLR vai disponibilizar uma autonomia máxima record em aeronaves de corredor único, até 4.700 nm (8.700 kms), com redução no consumo de combustível de 30% por assento quando comparado com aeronaves de gerações anteriores, como também a redução de emissões NOX e de ruído. Até ao final de Maio de 2022, a família A320neo obteve mais de 8.000 pedidos por clientes todo o mundo, sendo que este novo A321XLR acumula, desde já, 500 pedidos.
[via Pela Estrada Fora]

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)