2022/06/17

Apple prepara ecrãs OLED para MacBooks e iPad Pro

Apesar da aposta nos ecrãs Mini-LED, a Apple deverá começar a usar ecrãs OLED nos MacBooks e iPads já no próximo ano (2024).

Há vários anos que a Apple se rendeu às vantagens dos ecrãs OLED nos iPhones, mas nos MacBooks e iPads tem continuado a utilizar ecrãs LCD. Mesmo se nalguns casos também já esteja a usar local dimming com os seus Mini-LED, os OLED continuam a trazer várias vantagens, ao terem controlo total, pixel a pixel, e de serem também mais simples e mais finos.

Segundo as últimas indicações, a Apple está a preparar-se para expandir a utilização dos OLEDs a essas gamas já em 2024. No próximo ano a Apple deverá aplicar um ecra OLED de 13.3" num MacBook - não se sabendo ainda se o fará no MacBook Air, no MacBook Pro, ou se lançará uma nova gama para os diferenciar por agora - e também nos iPad Pro de 11" e 12.9".

Os ecrãs OLED deverão usar uma nova estrutura "tandem stack" que lhe dará maior longevidade e resistência a burn-in, antecipando o uso mais continuado que tablets e portáteis terão face a um smartphone. Portanto, para quem estiver a considerar trocar de iPad ou Mac para o manter durante o máximo de tempo possível, talvez seja melhor adiar a compra até ao próximo ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)