2022/06/05

Faz um fitness tracker com Arduino Nano

Quem quiser explorar os bastidores das smart bracelets para registar a sua actividade física, pode criar a sua própria usando um Arduino Nano.

Hoje em dia não faltam ofertas de fitness trackers que nos podem ajudar a monitorizar a nossa actividade física ao longo do dia e também dezenas de tipos de desportos. Mas, para perceber melhor o que este tipo de dispositivos faz, nada como criarmos um de raiz.

Este projecto GET FIT mostra como se pode criar um fitness tracker open-source, usando um Arduino Nano como base. Além da parte do hardware, que tem o seu interesse, a parte que opto por destacar é referente ao tratamento dos dados, recorrendo a uma rede neural que é capaz de interpretar os dados dos acelerómetros de modo a identificar e classificar diferentes tipos de actividade, e que permitirão ficar com uma ideia da imensa dificuldade técnica que se esconde por trás de algo aparentemente simples.

1 comentário:

  1. @Carlos Martins, não tente enganar os seus leitores, isso é uma pulseira eletrónica, e agora inventou essa desculpa, parabéns pelo esforço.
    Espero que compreenda que estou a brincar consigo, continuação de bom trabalho. :)

    ResponderEliminar