2022/06/07

iOS 16 deixa ver passwords WiFi

Após mais de uma década, vai ser possível ver as passwords das redes WiFi a que acedemos num iPhone.

O iOS conta com funcionalidades interessantes que facilitam a vida dos utilizadores, como fazer surgir automaticamente um popup a perguntar se queremos partilhar as credenciais de acesso à rede WiFi quando um amigo está por perto, sem que se tenha que relatar uma password potencialmente complicada caracter por caracter. No entanto, isso é algo que só funciona com amigos que usem iPhones, iPads e Macs, e que rapidamente se torna numa grande frustração com todos os outros - já que não era possível ver a password utilizada mesmo quando se desse um salto aos settings. Algo que no entanto vai mudar no iOS 16.

No iOS 16 vai ser possível aceder às definições WiFi e ver a password - depois de ser pedida a autenticação via Face ID, Touch ID ou código.

Conta até com a prática opção de copiar, para que facilmente a possamos partilhar via mensagem com quem quisermos, independentemente do dispositivo ou sistema operativo do equipamento que estiver a utilizar.

É algo que deveria ter sido feito logo desde o início mas, como se costuma dizer, mais vale tarde do que nunca. Mesmo quando o "tarde" representa mais de uma década à espera!

3 comentários:

  1. O Android já disponibiliza a opção de partilha da password por QR Code. É fantástico pois o iOS permite receber a password desta forma. Partilhar é que 'tá qu'eto.

    ResponderEliminar
  2. Também já utilizei a partilha e leitura de QR para ligar a Wi-Fi 👍... Android já está na frente em relação a isso a alguns anos.

    ResponderEliminar
  3. Sei que não é a resposta ideal e que o iOS deveria de ter isso de raiz como o Android, mas existem Shortcuts que permite criar um QR Code "on-the-fly" para partilhar a password da rede WiFi atual

    ResponderEliminar