2022/06/03

iPadOS 16 aproxima iPad do macOS

O iPad deverá aproximar-se dos Macs em termos de multitasking com a chegada do iPadOS 16.

A última década tem sido curiosa em termos das diferenças e influências entre os sistemas operativos mobile e o sistemas operativos desktop tradicionais. Os sistemas como o Windows e macOS tem recebido forte influência dos sistemas mobile (por vezes até em demasia), mas agora chega-se a um ponto em que se assiste ao inverso.

O iPad continua a ser o tablet mais popular, mas tem sido cada vez mais criticado por ainda não ser um dispositivo que possa ser usado verdadeiramente como substituto de um computador tradicional. Críticas que aumentaram de tom desde que a Apple adoptou os chips ARM para os seus Macs, e que faz com que se torne ainda mais evidente de que um iPad poderia fazer exactamente tudo o que é feito num Mac. E isso é algo que começará a acontecer em maior grau com a chegada do iPadOS 16, que irá trazer novas formas de multitasking quando se está a usar o iPad em conjunto com um teclado e rato / trackpad, incluindo a possibilidade de ter janelas redimensionáveis, tal como se tem no macOS, para uma utilização mais profissional.

A ideia será aproximar o iPad do tipo de uso que se tem num Mac, quando o mesmo está a ser usado com esse propósito, mas preferencialmente sem interferir com o modo de funcionamento normal que os utilizadores também apreciam, para as tarefas comuns.

Veremos como será a implementação, já que os modos multitasking no iPad são das coisas menos bem conseguidas, com muitos utilizadores a nem saberem como é que podem ter apps lado a lado, ou colocadas lateralmente, com gestos que muitas vezes baralham os utilizadores ao ponto de depois terem que andar a pesquisar na net para saberem como as fazerem desaparecer.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)