2022/06/02

WhatsApp prepara edição de mensagens

O WhatsApp está prestes a facilitar as correcções, permitindo editar mensagens já enviadas.

Depois de recentemente (e tardiamente) o WhatsApp ter começado a suportar reacções às mensagens, eis que o serviço se prepara para copiar outra funcionalidade já existente em muitos outros serviços de mensagens: a possibilidade de editar mensagens já enviadas.

Actualmente, qualquer pequeno - ou grande - erro numa mensagem tem que ser ignorado ou levar ao longo processo de eliminar a mensagem e e voltar a enviá-la, resultando na poluição da conversação com as indicações de "mensagens eliminadas". Mas, parece estar para breve a possibilidade de se editar as mensagens, que simplificaria o processo.
Ainda não se sabe como, ou se, o WhatsApp irá lidar com a questão do histórico das alterações, já que a funcionalidade de edição, por vantajosa que seja para um uso legítimo, pode também dar azo a abusos, alterando-se mensagens e subvertendo toda uma conversação. De qualquer forma, isso também já seria possível fazendo-se a manipulação de um screenshot, pelo que esse risco estará sempre presente, independentemente da funcionalidade de edição.

Sendo algo que por agora ainda está a ser testado, teremos que esperar até ao lançamento oficial da edição de mensagens para se ver como é que o WhatsApp decide tratar essa possibilidade.

4 comentários:

  1. Whatsapp está cada vez mais a desvirtuar-se e a tornar-se um messenger

    ResponderEliminar
  2. Não vejo valor nenhum, muito pelo contrário, só vai dar azo a problemas. Num sistema de mensagens instantaneas erros pequenos não são problema e erros grandes corrige-se com a eliminação da mensagem.

    ResponderEliminar
  3. Fico surpreendido pelas vossas dúvidas, qq sistema de chat hoje em dia suporta isso, seja profissional ou mais social e alguns sempre o suportaram. Whatsapp tem estado sempre mt atrás da todas as alternativas. Existem varias vantagens no Telegram ou Viber, mas Reações e Edição parece-me mesmo as mais importantes e que tem tardado demasiado a chegar ao whatsapp

    ResponderEliminar