2022/06/15

YouTube facilita correcções nos vídeos

O YouTube passa a disponibilizar um novo cartão informativo dedicado à correcção de erros.

A vida de YouTuber não é fácil, e complica-se ainda mais quando a meio de um qualquer vídeo é dito alguma coisa errada. Remover e republicar um vídeo corrigido é, na maior parte das vezes, imprativável, o que obrigava a recorrer às mensagens sobrepostas a apresentar um pedido de desculpa ou correcção. Só que esta situação parece acontecer com frequência suficiente para que o YouTube lançasse uma nova forma de correcção.
Os criadores dos vídeos têm agora um novo sistema dedicado a apresentar correcções nos vídeos, que permite visualizar imediatamante uma ou mais correcções em diferentes partes do vídeo.

Ainda assim, seria simpático se o YouTube permitisse efectuar a correcção efectiva de um vídeo, reenviando o mesmo vídeo com a secção editada, sem perder as estatísticas já acumuladas - para os canais que quisessem fazer a correcção através da edição do vídeo. Actualmente, a única opção é remover o vídeo antigo, perdendo todas as visualizações, e publicar o novo começando do zero.



3 comentários:

  1. Faz sentido a opinião do YouTube, uma vez que correções e edições podem alterar o sentido/ a ideia dos vídeos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também acho. Mas já se percebeu que a possibilidade de editar no YouTube, Twitter e outras plataformas vai acontecer... só espero que seja claramente visível que houve uma edição e que fiquem disponíveis as versões originais e as editadas/corrigidas.
      Porque há erros e erros. E o buzz de um video/tweet pode ter acontecido exatamente por um erro e não pelo conteúdo/titulo do video.
      Imaginar um chef famoso a pronunciar mal a palavra sardinha num video sobre como cozinhar as mesmas e editar para corrigir a pronuncia ou uma gralha ortográfica é uma coisa, outra já seria fazer um video a contar que em Portugal sardinha assada com batata frita é o pequeno almoço da maioria das pessoas no verão e depois editar essa parte do video removendo-a. Provavelmente o tráfego e visualizações foram virais por conta do erro grosseiro e não porque os portugueses queriam aprender a assar sardinhas... só um exemplo entre muitos possíveis.

      Eliminar
    2. Precisamente.

      E esse comentário fez-me recordar a triste figura que o Jamie Oliver fez com o bacalhau à Brás (vá lá que não foi com a sardinha assada, caso contrário então é que teríamos a barraca armada... 😬😁)
      https://observador.pt/2015/02/16/isto-e-bacalhau-bras-que-se-apresente-jamie/

      Eliminar