2022/07/17

A Hyundai mostra protótipos desportivos N

Depois de ter marcado a sua posição no segmento eléctrico, a Hyundai começa a avançar para os modelos desportivos com o lançamento de uma série "N" eléctrica.

Ao estilo da divisão M da BMW, ou da AMG da Mercedes, os Hyundai N apelam aos condutores que procuram modelos que proporcionem ainda mais emoção que os modelos normais. E, para demonstrar que está a falar a sério, apresentou dois protótipos capazes de atrair as atenções: o RN22e e o Vision 74.

O RN22e é baseado no IONIQ 6 e estreia a designação N na plataforma E-GMP da Hyundai. Tem potência de 430 kW, 740 Nm, bateria de 77.4 kWh, carregamento rápido de 80% em 18 minutos, e pode atingir velocidades superiores a 250 km/h.
O Vision 74 pode fazer pensar nas linhas do DeLorean, mas a sua inspiração vem mais de trás, do Pony Coupe concept de 1974 que nunca se transformou em modelo comercial. Neste caso, temos um híbrido que combina o sistema eléctrico com uma célula de combustível (fuel cell). Tem potência anunciada de 500 kW e 900 Nm (eixo traseiro), baterias de 62.4 kWh, Fuel Cell de 85 kW com tanque para 4.2 kg de hidrogénio, velocidade máxima superior a 250 km/h e autonomia para mais de 600 km. O reabastecimento pode ser feito em 5 minutos, tempo idêntico ao do reabastecimento de combustível convencional.

Veremos se desta vez passa da fase de protótipo para a realidade, ou se permanecerá no reino dos posters como aconteceu com o modelo que lhe serviu de inspiração.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)