2022/07/02

Como bloquear um iPhone para pedir o código

Há um atalho rápido que permite bloquear um iPhone de modo a que não possa ser desbloqueado via Face ID ou Touch ID e obrigue a pedir o código PIN ou password.

O Face ID, ou o anterior Touch ID, são incrivelmente convenientes a nível de facilitar o acesso a um iPhone sem que seja necessário estar a desbloqueá-lo constantemente através da introdução de um código PIN (ou password, no caso de quem quer maior segurança). No entanto, essa conveniência também pode funcionar contra o utilizador no caso de um roubo ou apreensão iminente.

Nos EUA, por exemplo, uma pessoa pode ser legalmente forçada a desbloquear o seu iPhone através do Face ID ou Touch ID, mas não pode ser forçada a divulgar o código ou password de acesso. E, num caso de roubo, o processo de desbloquear um iPhone via Face ID passaria por apontar o iPhone à cara do dono, mas tentar obrigá-lo a revelar o código PIN poderia demorar demasiado tempo ou atrair demasiadas atenções. E em ambas as situações torna-se conveniente ter um método de invalidar esse desbloqueio rápido.

Uma das formas de obrigar um iPhone a pedir um código é desligá-lo. Infelizmente, o processo de o desligar é algo que agora pode demorar demasiado tempo e obriga a olhar para o ecrã; mas felizmente existe uma alternativa.

É possível "bloquear" um iPhone mantendo os botões laterais de power e volume pressionados durante alguns segundos.
Este método funciona tanto com o botão de power + volume up (a mesma combinação para fazer uma captura de ecrã) como o botão de power + volume down. Devendo pressionar-se até que se sinta uma ligeira vibração ou apareça o ecrã que permite desligar o iPhone ou fazer uma chamada de emergência.

O detalhe que a maioria dos utilizadores desconhece é que, assim que se chega a este ecrã, o iPhone fica em modo bloqueado, sendo necessário voltar a introduzir o código PIN ou password mesmo que se tente usar o Face ID ou Touch ID.

É por isso, um processo que será conveniente conhecer - e até treinar de forma regular - para que possa ser usado de forma automática em qualquer ocasião em que tal possa vir a ser necessário.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)