2022/07/08

Kaspersky promove Tiny Check como solução anti-spyware

A Kaspersky está a relançar o seu Tiny Check como solução de segurança para privados e empresas que se preocupam com o spyware.

Apesar de já existir há alguns anos, a Kaspersky disponibiliza um novo site de informação referente ao Tiny Check.

O Tiny Check destina-se a monitorizar uma rede para identificar potenciais sinais de algum dispositivo ter sido infectado por spyware. Para isso, funciona num Raspberry Pi que mantêm a vigilância sobre todos os equipamentos numa rede, evitando a necessidade de ter software instalado em cada um deles. Desta forma também tem a vantagem adicional de não permitir que o dispositivo infectado consiga detectar qualquer tipo de "anti-virus" no próprio dispositivo, que potencialmente poderia ser detectado pelos atacantes e causar uma vaga de represálias.
No caso de ser detectada alguma comunicação com servidores suspeitos, o Tiny Check emite um alerta. E, supostamente, é capaz de identificar todo o tipo de spyware comercial no mercado, incluindo o Pegasus do NSO Group.

O maior entrave é que, apesar do Tiny Check ser open-source e poder ser analisado por qualquer pessoa, a Kaspersky continua a ser penalizada por ser uma empresa russa, que de forma automática fica imediatamente sob suspeita - e com países como os EUA a já terem proibido a utilização dos seus produtos e serviços em qualquer entidade governamental.

A Kaspersky assegura que toda a análise do tráfego na rede é feita apenas localmente e que nunca são enviados dados para fora. Mas, no caso dos utilizadores mais desconfiados, talvez seja melhor recorrer a dois dispositivos de monitorização da rede, que se vigiem mutamente e garantam que nenhum deles está a enviar dados para qualquer sítio indevido.

1 comentário: