2022/07/20

Rússia lança malware Android disfarçado de app ucraniana anti-Rússia

O grupo de segurança da Google revelou um ataque russo de malware direccionado contra a Ucrânia, disfarçado de app anti-russa.

O TAG da Google (Threat Analysis Group) que se dedica às questões de segurança, anunciou ter descoberto uma campanha russa de malware direccionada contra utilizadores e entidades ucranianas. A app faz-se passar por uma app ucraniana que lança ataques DDoS contra a Rússia, mas na verdade não cumpre esse objectivo e deixa os utilizadores expostos a malware e spyware - embora por agora a Google dizer que a app não teve um número significativo de downloads.
Como é habitual, a app não está a ser disponibilizada via Play Store mas sim directamente através do site dos atacantes, o que é desde logo um sinal de alerta.

De qualquer forma, serve para relembrar que é extremamente arriscado instalar e executar apps só por dizerem fazer algo com o qual os utilizadores simpatizam. Adicionalmente, mesmo que fosse uma app DDoS legítima, há ainda a questão adicional de que a sua utilização pode ser ilegal - da mesma forma que é ilegal utilizar um jammer celular para impedir que os filhos usem os telemóveis à noite.

Algo a ter em consideração.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)