2022/07/14

Samsung lança memórias GDDR6 de 24 Gbps

A Samsung tem novos chips de memória de 16 Gigabit, que podem atingir velocidades de 24 Gbps.

Embora a Samsung já tivesse chips GDDR de 16 gigabits (2 GB) produzidos em 10 nm, a vantagem destes chips de 24 Gbps é a sua velocidade, 30% superior à dos chips anteriores (18 Gbps). Para as aplicações que valorizarem a redução de consumos, a Samsung também disponibilizará chips com velocidades de 20 Gbps e 16 Gbps a 1.1 V em vez de 1.35 V.

Quando aplicadas numa placa gráfica, permitirão uma largura de banda de 1.1 TB/s - o que é um valor incrível (especialmente para os que ainda se lembrarem dos tempos em que um disco de 1 TB parecia uma quantidade de espaço interminável).

As memórias GDDR são optimizadas para utilização em GPUs placas gráficas, dando prioridade à transferência de blocos de memória de grandes dimensões em vez de um acesso mais aleatório de pequenos blocos como o que acontece na computação geral de um CPU.

Deverão ainda demorar alguns meses até que estes chips comecem a ser utilizados em placas gráficas, mas é bem provável que sejam aproveitados para as próximas gerações de GPUs da Nvidia e AMD.

1 comentário: