2022/07/23

SpaceX bate recorde de lançamentos - e ano ainda vai a meio

A SpaceX fez o seu 32º lançamento, batendo o recorde de lançamentos feito num ano - e ainda vamos em Julho.

Não era segredo que, para a SpaceX conseguir tornar realidade a sua constelação Starlink com dezenas de milhares de satélites, dentro dos prazos a que está obrigada, teria que fazer lançamentos com uma cadência nunca antes vista. E agora, isso começa finalmente a fazer-se notar.

Depois de em 2021 ter conquistado um novo recorde com 31 lançamentos, em 2022 a SpaceX já vai no seu 32º lançamento - que se torna extraordinariamente notável quando se considera que ainda vamos a meio do ano. E, não menos importante, sem que qualquer registo de lançamentos falhados nos últimos anos. Curiosamente, este lançamento teve um incidente que levou a abortar o processo na primeira tentativa, um percalço que também tem sido bastante raro.

Ainda assim, há quem alerte para a necessidade de não se descurar na segurança, já que um simples lançamento falhado pode obrigar a uma paragem de vários meses para análise do que se passou, para além do potencial risco para as vidas humanas no caso de ser um lançamento com astronautas (e apesar da cápsula Crew Dragon contar com sistema de escape como último recurso).

Refira-se que este recorde irá ser actualizado quase semanalmente, com a SpaceX a ter outro lançamento já agendado para amanhã para mais um lote de satélites Starlink.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)