2022/07/31

Windows 11 testa modo kiosk multi-app por utilizador

A MS está a testar um modo kiosk mais versátil para o Windows, com acesso a múltiplas apps por utilizador.

Há muito que o Windows conta com um modo "kiosk" que permite restringir a execução de apps a uma única app, ideal para quando se tem um computador num local público a apresentar informações (kiosk multimédia) e se quer evitar que alguma pessoa encerre o programa e aceda a outras coisas. Mas, em breve, o modo kiosk poderá tornar-se interessante para uma gama de aplicações mais abrangente.

A Microsoft está a testar num novo modo kiosk multi-app que, em vez de restringir o funcionamento a uma única app, permitir autorizar múltiplas apps, de forma diferenciada, para cada utilizador. Ou seja, um utilizador poderá ter acesso ao browser e à app de email, por exemplo; outro poderá ter acesso apenas ao Word e Excel; ou ainda permitir o acesso a páginas específicas de configurações (como a luminosidade do ecrã), etc.

Neste modo, quando o utilizador abre o Start Menu verá apenas as apps e funções a que está autorizado a aceder. Por agora é uma funcionalidade que está acessível para os utilizadores Windows Insider (Windows 11 Insider Preview Build 25169) mas não deverá demorar muito para que seja lançada de forma global, já que se torna extremamente útil para inúmeros cenários.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)