2022/07/13

Works with Home Assistant apela aos fabricantes

O Home Assistant lançou um novo programa "Works with Home Assistant", que tenta fazer com que mais fabricantes disponibilizem integrações directas e oficiais.

Enquanto se aguarda pela prometida unificação universal do Matter, o Home Assistant tem sido uma das soluções de referência para quem quer automatizar a sua casa integrando todo o tipo de dispositivos de diferentes fabricantes e, não menos importante, sem ficar dependente de qualquer serviço externo, o que é um grande risco neste sector. O projecto tem crescido substancialmente ao longo do anos, ao ponto de agora lançar um programa para parcerias com fabricantes.

O "Works with Home Assistant" destina-se ao produtos que tenham integração directa com o Home Assistant, o que pode acontecer de várias formas: desde a ligação local que dispensa qualquer serviço externo, a integrações via cloud, ZigBee, Matter, Bluetooth, etc.

Desta forma, os fabricantes poderão ganhar uma ligeira vantagem no momento da decisão dos consumidores, que preferirão algo com integração Home Assistant; e os compradores ganharão um processo de instalação simplificado, que permitirá utilizar esses produtos de forma directa no Home Assistant sem perderem tempo em pesquisas na net.

Ter em conta que, para quem quiser garantias a longo prazo deverá optar pelos produtos com integração local, que não ficam dependentes de qualquer serviço externo que possa avariar, ser atacado por hackers, ou que venha a ser desactivado daqui por meia dúzia de anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)