2022/08/06

Relógio mecânico Cyclotron 3D

Quem for fã de relógios originais, poderá criar este Cyclotron com sistema mecânico de apresentação dos dígitos, impresso em 3D.

Estamos numa altura em que, de forma surpreendente, se torna muito mais económico utilizar um ecrã digital para qualquer tipo de aplicação, do que usar sistemas mecânicos como os que dominaram o mundo durante séculos.

Neste relógio Cyclotron 3D temos um sistema rotativo para mudar os dígitos, cuja origem remonta ao início do século passado - e que não é aquele sistema mais habitual dos números rotativos - e onde temos painéis com números que simplesmente caem com a gravidade quando o conjunto é rodado.
Apesar do sistema mecânico para os números, feito numa impressora 3D, o controlo do relógio é feito de forma bem moderna, com um ESP32 e RTC (Real Time Clock) para garantir que o relógio está sempre certo - com opção de ser sincronizado com um relógio externo se assim se desejar.

Muito do encanto advém também da apresentação, que também vai buscar inspiração a equipamentos clássicos, ficando protegido numa caixa de madeira e acrílico que o torna numa "peça preciosa".

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)