2022/08/02

Samsung lança reparações self-service via iFixit

A Samsung fez uma parceria com o iFixit para disponibilizar peças oficiais, mas para um número de modelos reduzido que nem sequer inclui o Galaxy S22.

Tendo em conta a inevitabilidade dos acidentes, a Samsung deu um passo no bom sentido ao facilitar o processo das reparações por parte daqueles que as quiserem fazer eles mesmos. Em parceria com o iFixit, que já é um ponto de referência nesta área, a Samsung passa a disponibilizar peças oficiais e instruções para diversas operações. Mas, é ainda um primeiro passo que é preciso expandir e melhorar.

Por agora este programa abrange um número extremamente reduzido de equipamentos: o Galaxy S20, S21 e Tab S7 Plus. Uma gota de água no gigantesco catálogo de equipamentos da Samsung, e que nem sequer inclui os modelos mais recentes como o Galaxy S22. Adicionalmente, embora disponibilize coisas como ecrãs, vidros traseiros, ou até o conjunto da ficha de carregamento, não inclui coisas mais básicas e igualmente indispensáveis, como a simples troca de bateria - talvez por esse processo ser agora bastante trabalhoso, ao ponto da Samsung achar que fica fora das capacidades do público em geral.

Os preços poderão não ser tão reduzidos quanto se desejaria. Um ecrã de um Galaxy S20 custa $200, o vidro traseiro custa $70, e a ficha de carregamento vai para os $60; o que seguramente não desincentivará o recurso a peças não-oficiais mais baratas. Mas, pelo menos passa-se a ter forma de conseguir aceder às peças oficiais se assim se desejar. Esperemos que isto comece a tornar-se em algo comum em toda a indústria, e para todos os modelos e não apenas uns poucos.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)