2022/08/05

YouTube testa "pinch to zoom" - mas só para subscritores Premium

O YouTube está a testar o popular gesto "pinch to zoom" para fazer zoom nos vídeos, na sua secção experimental.

O gesto pinch to zoom pode ter começado como uma curiosidade, mas rapidamente se tornou num dos gestos standard associados aos dispositivos com touchscreen, como os smartphones e tablets. Aliás, tornou-se tão popular que muitas pessoas já o terão tentado fazer num monitor convencional ou - imagine-se - até em folhas de papel (embora não confirme nem desminta se já terei feito o mesmo :).

O que é certo é que já muitos terão tentado fazê-lo enquanto vêem um vídeo, e é precisamente isso que se torna possível no YouTube.
A única questão é que, por agora, se trata de uma capacidade experimental que fica limitada apenas aos utilizadores com YouTube Premium. Uma situação curiosa e que demonstra o quanto as coisas se inverteram.

Tradicionalmente, deveriam ser as empresas a pagar às pessoas para fazerem o papel de beta testers para testarem novas funcionalidades. Agora, chegamos ao ponto em que as empresas se dão ao luxo de fazerem com que as pessoas paguem para poderem servir de cobaias e testarem as novidades.

Por outro lado, considerando que quase todos os produtos actuais parecem estar em permanente estado de beta testing, acho que se pode dizer o mesmo tanto para quem paga como para quem não paga.

2 comentários:

  1. Muito interessante... Ja tinha tentado algo parecido, mas com o zoom do próprio sistema operativo.

    ResponderEliminar
  2. Por acaso recentemente reparei que nos videos do Google Photos já se consegue fazer o pinch to zoom - claro que tem mais utilidade nos videos com mais definição como por exemplo os videos 4k guardados pelos Google Pixel ;)

    ResponderEliminar