2022/09/04

A resistência dos materiais: alumínio vs aço vs fibra de carbono

Nem sempre temos noção do nível de resistência que certos materiais possuem, mas um confronto com uma prensa hidráulica revela a sua capacidade máxima.

Faz parte da curiosidade humana querer "partir coisas" para avaliar o seu nível de resistência, e há quem tenha acesso a brinquedos para graúdos que permitem responder a essa curiosidade com materiais que, de outra forma, seria complicado testar. Isto é, nada como sujeitar diferentes materiais à força imensa de uma prensa hidráulica, e ver a pressão máxima que conseguem aguentar.

No vídeo que se segue vemos a resistência de tubos da mesma dimensão (diâmetro de 25 mm com espessura de 2 mm) de diferentes materiais: acrílico, PVC, fibra de carbono, alumínio, latão, titânio, e aço.


É impressionante ver que até um tubo de acrílioco pode resistir a uma força compressão de 1500 kg, mas o vencedor acaba por ser o tubo de aço inox de qualidade, que é capaz de resistir a mais de 15 toneladas! A fibra de carbono resistiu a 3 toneladas, mas é preciso ter em conta que pesa 11 g versus os 59 g do tubo em aço. Além do mais, a rigidez da fibra de carbono é melhor noutros tipos de esforço, como resistência à torsão, e não tanto a nível da compressão.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]