2022/09/17

Comboio impresso em 3D com câmara, WiFi e vapor de água

Este projecto é dedicado a todos os que continuam fascinados pelos comboios, e que agora têm oportunidade para criar o seu próprio comboio de raiz com todas as mordomias tecnológicas da actualidade.

Noutros tempos poderia bastar ter um comboio que percorresse uma pista circular; mas hoje em dia, miúdos e graúdos são bastante mais exigentes a nível dos "brinquedos".

Este projecto será excelente para umas sessões passadas em conjunto, a construir de raiz um comboio usando peças impressas em 3D, e que no final terá capacidade para ser controlado através de uma app via WiFi, e também de fazer o streaming da sua câmara, para podermos ver todo o percurso da perspectiva do comboio. Nem sequer falta o efeito do "fumo" criado usando vapor de água.

Curiosamente, tudo isto acaba por ser bastante económico (para quem já tiver uma impressora 3D ou acesso a uma), o que torna todo o conjunto ainda mais atractivo face a alternativas comerciais que poderão nem oferecer todas as funcionalidades deste modelo.


1 comentário: