2022/09/27

Garmin inReach Messenger envia mensagens via satélite

Para quem passa grande parte do tempo "sem rede", a Garmin propõe o inReach Messenger para enviar mensagens via satélite.

Estamos numa fase de transição para que os smartphones possam ter comunicações via satélite, e a Garmin quer aproveitar os "últimos cartuchos" para mostrar o que será possível, por agora com um comunicador dedicado.

O Garmin inReach Messenger funciona basicamente como um "modem" via satélite, que permite enviar e receber mensagens, mesmo quando não se tem WiFi ou 4G/5G por perto. Apesar de ter um pequeno ecrã, a ideia é ser utilizado através de um smartphone com a app Garmin Messenger, que faz a gestão do envio mais eficiente das mensagens, usando WiFi ou rede móvel quando disponível, e recorrendo à ligação satélite se necessário. Tem um autonomia de até 28 dias, e também pode enviar a localização a cada 10 minutos - contando também com a função de "TracBack" para permitir recuar num percurso caso se tenha ficado perdido ou chegado a um obstáculo intransponível.


O inReach Messenger também tem um botão SOS para pedidos de emergência, reencaminhados através do serviço da Garmin para as entidades adequadas mais próximas do local.

Este dispositivo usa a rede Iridium, e tem um preço de 299.99 euros, necessitando também do serviço de satélite com preço a começar nos 14.99 euros por mês para o envio de 10 mensagens por mês. No entanto, o envio de mensagens SOS é ilimitado, assim como o envio de mensagens pré-definidas, do estilo "já cheguei", "estou a ir para casa", etc.

Por útil que possa ser para alguns casos específicos, em breve tornar-se-á tão anacrónico como os pequenos módulos GPS que antigamente tinham que ser usados em separado e emparelhados via Bluetooth para serem usados com os "Pocket PC".

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)