Hackers terão conseguido entrar no sistema da Yandex na Rússia, e dar ordem para que todos os taxistas se dirigissem a Kutuzov Prospect em Moscovo. O resultado foi uma grande confusão de trânsito, que complicou ainda mais o habitualmente já congestionado trânsito moscovita.
A Yandex confirmou o ataque, mas dizendo que só afectou poucas dezenas de carros e que foi prontamente detectado e resolvido pela sua equipa de segurança, dizendo que também implementou novos sistemas automáticos de protecção para evitar situações idênticas no futuro. Mas, pelo menos num vídeo que foi partilhado na Twitter, vemos uma longa fila de táxis que parece indicar que o número de táxis foi substancial, e que teve impacto significativo.
Someone hacked #YandexTaxi and ordered all available taxis to Kutuzov Prospect in Moscow
— Russian Market (@runews) September 1, 2022
Now there is a huge traffic jam with taxis.
It‘s like James Bond movie. pic.twitter.com/IatuAEtA2i
Desta vez foi um hack que afectou carros com condutor, dá que pensar nas potencialidades de quando se tiverem os carros autónomos à disposição.
Em 2020 vimos o caso de criação de congestionamentos virtuais no Google Maps, transportando 99 telemóveis a baixa velocidade pelas estradas de Berlim.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)