2022/09/03

Hackers congestionam táxis Yandex em Moscovo

Não foram precisos táxis autónomos para provocar um grande congestionamento de táxis na Rússia, num incidente que fazia lembrar o filme "The Fate of the Furious".

Hackers terão conseguido entrar no sistema da Yandex na Rússia, e dar ordem para que todos os taxistas se dirigissem a Kutuzov Prospect em Moscovo. O resultado foi uma grande confusão de trânsito, que complicou ainda mais o habitualmente já congestionado trânsito moscovita.

A Yandex confirmou o ataque, mas dizendo que só afectou poucas dezenas de carros e que foi prontamente detectado e resolvido pela sua equipa de segurança, dizendo que também implementou novos sistemas automáticos de protecção para evitar situações idênticas no futuro. Mas, pelo menos num vídeo que foi partilhado na Twitter, vemos uma longa fila de táxis que parece indicar que o número de táxis foi substancial, e que teve impacto significativo.


Desta vez foi um hack que afectou carros com condutor, dá que pensar nas potencialidades de quando se tiverem os carros autónomos à disposição.

Em 2020 vimos o caso de criação de congestionamentos virtuais no Google Maps, transportando 99 telemóveis a baixa velocidade pelas estradas de Berlim.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)