2022/09/03

Pi Cam - uma câmara com Raspberry Pi

Este projecto mostra como fazer uma câmara com um Raspberry Pi, que também pode funcionar como computador desktop portátil.

Não faltam projectos que mostram como ligar uma câmara ao Raspberry Pi, mas este torna-se curioso por não abdicar da componente "computador". Este Pi Cam mostra-nos como fazer uma câmara, mas que continua a poder ser acedida como computador desktop com acesso remoto, e isto sem perder todo o tipo de funcionalidades que se possa imaginar, incluindo a possibilidade de usarmos o conjunto para captar fotos a intervalos de tempo para criar vídeos timelapse.
Os componentes essenciais são o Raspberry Pi e o módulo de câmara, com o restante a consistir nas peças (impressas em 3D) para possibilitar a sua combinação num conjunto compacto e que facilite o transporte.

O projecto até inclui uma ventoinha, para garantir que o Raspberry Pi possa trabalhar com cargas de processamento mais elevado - se for caso disso. O que fica a faltar é uma bateria, limitando a sua utilização a locais onde esteja disponível uma fonte de energia adequada. Mas, isso acaba por ser compensado pela versatilidade de termos um "computador completo" ali à mão, com todas as potencialidades que não se teriam numa simples câmara.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)