2022/09/01

Twitter testa edição de tweets

O Twitter parece ter cedido à pressão dos utilizadores, e está a testar a possibilidade de editar um tweet já publicado - mas só para quem pagar.

A edição de tweeets é provavelmente a funcionalidade mais pedida de todos os tempos entre os serviços de internet. São inúmeros os casos de tweets que são prejudicados por um qualquer deslize gramatical, e que obrigam a que se elimine e republique um novo tweet. Um processo que não é apreciado quando o erro só é detectado depois do tweet já ter sido retweetado centenas ou milhares de vezes.

Por outro lado, a edição de um tweet também não é tão simples quanto possa parecer, já que o sistema poderia ser abusado de inúmeras formas. Por exemplo, alterando o conteúdo de tweets que foram partilhados milhões de vezes, e que poderiam mudar o contexto por completo - um risco bem real em situações em que uma conta pudesse ter sido apoderada por hackers. Mas, o Twitter parece ter encontrando um consenso, testando uma forma de editar tweets.
Frisando que é apenas um teste, por agora o sistema permite que um utilizador faça (algumas) alterações a um tweet durante os primeiros 30 minutos da sua publicação; com isso a ficar visível no próprio tweet, com a referência de que foi editado, e dando acesso às versões anteriores.

Mas, pelo menos nesta fase de testes, esta possibilidade de editar tweets estará limitada aos subscritores do serviço pago Twitter Blue. É de esperar que se / quando for realmente implementado, fique também disponível para todos os utilizadores gratuitos.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)