2022/10/31

Dimensity 9200 supera concorrência no GFXBench

O mais recente chip Dimensity 9200 da MediaTek salta para o topo do desempenho nos GPUs, superando até os chips da Apple.

Segundo os resultados de um teste do GFXBench, o próximo MediaTek Dimensity 9200 vai trazer bastantes surpresas, com um desempenho de GPU que supera todos os chips actuais, não só os usados nos equipamentos Android mas também os chips da Apple.

O segredo parece estar na utilização do novo GPU Immortalis-G715 da ARM, que estreia o suporte para ray-tracing nos equipamentos móveis.
Este chip conseguiu obter 228 fps no teste Manhattan 3.1, resultado que o deixa à frente 167 fps conseguidos pelos chips Snapdragon 8 Gen 1 (167 fps) e também pelo A16 dos iPhone 14 Pro (190 fps).

Veremos se será este o chip a levar a MediaTek para o patamar de igualdade com os Snapdragon da Qualcomm, embora seja de esperar que também a Qualcomm venha a adoptar esta nova geração de GPUs e CPUs (incluindo o Cortex-X3) no seu próximo Snapdragon (que será apresentado nas próximas semanas). Depois será uma questão de ver se todo este desempenho é sustentável, em termos de consumos e temperaturas.

1 comentário:

  1. Este valor é altíssimo mas conhecendo os chineses, até ver num aparelho real, há muito para duvidar. Pode ser numa situação em que deixam o chip chegar a 110 graus e consumir imenso para o teste mas nunca uma situação real desse chip num smartphone comercial.

    ResponderEliminar