2022/10/07

Facebook dá mais controlo sobre o que se quer ver no feed

O tempo de crise também está a afectar o Facebook, e com isso parece um pouco mais disposto a aceder aos pedidos dos utilizadores - dando-lhes maior controlo sobre o que surge no seu feed.

A Meta criou um império à custa de um Facebook (e depois outros serviços) que se especializaram a impingir todo o tipo de conteúdos sugeridos aos utilizadores, pouco se importando se era realmente do seu interesse vê-los ou não. Nem será preciso relembrar que o Facebook escondia (e esconde) publicações de amigos e páginas que se segue, e depois recomenda a quem publica os conteúdos que pague para garantir que serão vistos. Mas com a ameaça de outros serviços que estão a cativar o precioso tempo dos utilizadores, algumas coisas começam a mudar.

Agora, o Facebook promete maior controlo por parte dos utilizadores, deixando que escolham "ver mais" ou "ver menos" certos conteúdos de acordo com as suas preferências, podendo dar-se preferências às publicações de amigos e familiares, ou grupos, ou páginas que se sigam.
O sistema visa treinar o sistema de AI do Facebook, para que apresente um feed mais próximo daquilo que cada utilizador espera.

Os utilizadores também poderão aceder a este sistema em cada publicação, através do menu com 3 pontos no topo direito. Resta saber se será suficiente para apaziguar os utilizadores que se sentem antagonizados com todas as decisões tomadas pelo Facebook ao longo dos anos, ou se chega tarde demais.

O que é certo e que, apesar de todas as polémicas e críticas, mais de mil milhões de pessoas continuam a utilizar o Facebook, mesmo se parte significativa delas o possa fazer contrariada, apenas por não ter outra alternativa e ser nessa plataforma que tem todas as pessoas com quem se relaciona.

2 comentários:

  1. Em vez disso esta rede manhosa esconde comentários, apaga e bloqueia pessoas e agora é que estão preocupados com os utilizadores?

    A transparência só funciona do lado deles. Mas como ninguém larga aquilo, os gajos fazem o que lhes apetece...

    ResponderEliminar