2022/10/07

Notícias do dia

Google cria vídeos AI a partir de texto; iPhone 14 Pro custa mais 20% à Apple que o iPhone 13 Pro; Honda revela Prologue 100% eléctrico; Amazon abandona projecto do robot de entregas Scout; e bug no Linux Kernel 5.19.12 pode danificar portáteis com chips Intel.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um hub USB-C 6-em-1.

Meta alerta 1M de utilizadores com passwords roubadas

A Meta está a alertar 1 milhão de utilizadores do Facebook que estão em risco, por terem utilizado apps com "Log in with Facebook" maliciosas, que na verdade roubavam as suas credenciais de acesso.

O aviso abrange centenas de apps, que pediam o login via Facebook, e que em Android eram maioritariamente apps como a de aplicação de filtros em fotos; e que em iOS abrangiam apps destinadas as gestores de contas do Facebook, que prometiam estatísticas e análise dos resultados de páginas. As apps já foram removidas da Play Store e App Store, mas a Meta recomenda que os utilizadores contactados façam o reset às passwords.

Preferencialmente, aproveitem também para activar a autenticação 2-factor, para que nem mesmo o roubo da password em cenários como este deixe automaticamente em risco a vossa conta.


Windows 11 testa widgets 3rd party

A Microsoft lançou o Windows 11 Preview Build 25217, que estreia o suporte para widgets de terceiros - até agora o Windows 11 apenas contava com os widgets da própria MS.

Além disso, temos um novo sistema para facilitar as videochamadas e videoconferências, que apresenta uma imagem da própria câmara directamente na janela para a criação da conversa; e também uma Microsoft Store melhorada, que passa a mostrar de forma mais explícita que jogos estão incluídos no Game Pass, para evitar que um utilizador compre um jogo a que já tem direito (se subscrever o Game Pass).


Horizon Worlds ainda tem demasiados bugs

A Meta muito tem promovido a utilização da realidade virtual e dos mundos digitais como sendo o próximo passo da evolução digital, mas por agora o seu Horizon Worlds tem tantos bugs que nem sequer os próprios funcionários estão dispostos a utilizá-lo.

Por um lado, faz lembrar outros tempos em que diversas empresas forçaram os seus funcionários a usarem as próprias apps que estão a desenvolver - o chamado "dog food" - como forma de os incentivar a resolver os problemas e as transformarem em apps utilizáveis. Por outro lado, é inevitável que a criação de algo novo seja bastante mais "doloroso" e demorado do que a fazer coisas já existentes (como copiar funcionalidades de apps concorrentes).

Só o tempo dirá se a Meta consegue realmente criar o seu Metaverse e tornar-se no espaço standard para a presença virtual; ou se entretanto aparece uma empresa do estilo TikTok, que passa por cima de tudo o que já existe e conquista a posição de líder nessa área.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O Honda Prelude de 1987 foi o primeiro carro no mercado a oferecer um sistema 4WS, em que as rodas traseiras também podiam virar ligeiramente para melhorar o comportamento do carro.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)