2022/10/05

Hyundai Ioniq 6 supera os 600 km de autonomia

O design do Hyundai Ioniq poderá não agradar a todos, mas chega ao mercado com autonomia superior a 600 km e uma das melhores eficiências no segmento.

A Hyundai não tem perdido tempo a tentar aproveitar ao máximo o processo de transição para os carros eléctricos, e o futuro adivinha-se risonho para o seu novo Ioniq 6.

A marca está a prometer um autonomia WLTP de 614 km, que é obtida na versão Long Range com um motor e jantes de 18". Demonstrando o impacto que o tamanho das jantes e pneus tem na autonomia, quem optar pelas jantes de 20" verá esse valor cair para os 545 km. Para quem optar pela versão com dois motores, poderá esperar uma autonomia de 583 ou 519 km, dependendo do uso das jantes de 18" ou 20" - em todos os casos mantendo a bateria Long Range de 77.4 kWh.
Curiosamente, a nível de eficiência, o melhor resultado é obtido pelo modelo normal equipado com bateria de 53 kWh, e que consegue atingir consumos de apenas 13.9 kWh / 100 km. Passando para a bateria de maior capacidade essa eficiência cai ligeiramente para os 14.3 kWh / 100 km, sofrendo ainda mais com a opção das jantes de 20", que faz aumentar os consumos para os 16 kWh / 100 km.

2 comentários:

  1. Olá Carlos. Na verdade o facto da melhor eficiência estar associada a bateria menor nem é muito curioso. Fruto do menor peso do conjunto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exatamente, a versão de tração a 2 rodas (só tem 1 motor) e com bateria mais pequena tem instantaneamente uma diferença de peso bastante considerável, por isso é que se olharmos para todas as médias ali na tabela, as medias vão de mais baixo para mais alto com o peso (2WD < AWD, bateria mais pequena < bateria maior) e com o tamanho das jantes (18" < 20"). Essa diferença é verificável em qualquer carro elétrico que tenha esse tipo de opções.

      Eliminar