2022/10/28

iPhone 15 Pro com botões solid-state

No próximo iPhone 15 Pro a Apple deverá abandonar os botões tradicionais de volume e power, trocando-os por botões solid-state sem actuação mecânica.

Segundo as previsões de Ming-Chi Kuo, a Apple deverá dizer o adeus aos botões laterais físicos que tem mantido nos iPhones. Tanto o botão de power como os dois botões de volume deverão passar a ser imóveis, sensíveis à pressão e com efeito de "clique" dado por vibração háptica.

É um sistema que evita o desgaste físico e que não é desconhecido da Apple. A Apple já tinha feito o mesmo para o seu característico home button no iPhone 7 e posteriores, deixando de ter a tradicional actuação mecânica (que inevitavelmente causava o seu desgaste a mau funcoinamento) e passando a ter a actuação simulada por via da vibração.

De notar que estes botões, embora tendo menos uso que o home button, também são bastante utilizados e causadores de problemas. Por altura do iPhone 5 ou 5S (se não estou em erro) tive direito a receber um iPhone novo ao fim de um ano, por causa do botão de power ter deixado de funcionar e ser um problema "conhecido" desse modelo. Adicionalmente, permitirão à Apple reduzir o número de cortes no chassis do iPhone (ainda mais quando nos EUA já nem sequer tem slot para cartões SIM, apostando exclusivamente no eSIM), contribuindo para a sua resistência.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)