2022/10/07

Samsung prepara memórias GDDR7 de 36 Gbps

A Samsung já está a trabalhar na próxima geração de memórias GDDR, com a GDDR7 a possibilitar transferências a 37 Gbps.

As GDDR são memórias optimizadas para as placas gráficas, e em breve poderemos contar com novo salto evolutivo. As GDDR7 permitem transferências de 36 Gbps, o dobro dos 18 Gbps das memórias GDDR6 que actualmente se utilizam, e que se aplicada numa placa com barramento de 384-bits, permitirão atingir uma largura de banda de mais de 1.7 TB/s - superando até o 1 TB/s anunciado para a RTX 4090.

Não menos interessante, é a intenção da Samsung atingir chips V-NAND com 1000 camadas até ao final da década. Uma evolução substancial face ao processo com 176 camadas que a Samsung utiliza nos chips actuais, e esperando atingir as 230 camadas com o processo de 8ª geração que espera lançar ainda antes do final deste ano. Sendo que cada evolução permitirá aumentar a densidade de memória sem aumentar a área do chip - isto apesar das condições de mercado actuais, em que tem havido excesso de stock nos chips de memória, e que já fez com que alguns fabricantes reduzissem a produção.

Seria a oportunidade perfeita para que os fabricantes de smartphones (e não só) começassem a fornecer dispositivos com mais memória de base, para que não se tivesse que lidar com modelos que ainda se mantêm nos 64 GB ou 128 GB.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)