2022/11/16

Apps do Qatar World Cup desaconselhadas para os europeus

As entidades de protecção de dados de vários países desaconselham a instalação das apps do campeonato mundial de futebol no Qatar.

A somar às polémicas já existentes relacionadas com a realização do campeonato mundial de futebol no Qatar, juntam-se as recomendações feitas por agências da Alemanha, França e Noruega, que levantam preocupações quanto ao excesso de permissões que são pedidas pelas apps Hayya e Ehteraz, assim como os dados que são recolhidos, e que deixam a privacidade dos utilizadores em risco.

Uma das apps recolhe dados que vão muito para além do que diz, incluindo um registo de detalhado dos números para que se telefona; outra app impede que o dispositivo entre em sleep modo, contribuindo para uma redução significativa da bateria, e fazendo suspeitar que tipo de processamento poderá estar a fazer. A isto juntam-se as preocupações relacionadas com o envio da informação recolhido para servidores externos.

A recomendação para quem visitar o Qatar para este evento desportivo, é a de levar um smartphone "em branco", sem qualquer informação pessoal, para minimizar a possibilidade de ver os seus dados recolhidos por estas apps que, segundo alguns especialistas, tecnicamente deveriam ser classificadas de spyware.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)