2022/11/06

Como Eratosthenes calculou o perímetro da Terra há 2 mil anos

Eratosthenes calculou o perímetro da Terra há 2 mil anos com surpreendente precisão, e só precisou de sombras e de um pouco de matemática.

Contrariamente ao que algumas pessoas acreditam ser verdade, o conhecimento de que a Terra é redonda é algo que é sabido há milhares de anos. E apesar de actualmente termos todo o conhecimento do mundo à distância de uns toques num ecrã, é sempre interessante recuar no tempo para descobrir como é que esses cálculos foram feitos numa altura em que não se tinha um super-computador no bolso.

Na Grécia antiga já era do conhecimento geral que a Terra seria redonda, através da simples observação dos navios a desaparecer no horizonte mantendo os mastros visíveis, ou da curvatura da sombra da Terra na Lua durante os eclipses lunares. O que não se sabia era o seu tamanho, e é aí que Eratosthenes veio dar uma ajuda. O processo começou com a simples observação da discrepância das sombras em duas cidades a 800 km de distância e, com a ajuda da matemática, chegou a um valor de 40 mil km, bastante próximo dos 40.075 km que a Terra mede no equador.


Eratosthenes viria a ter um final trágico, optando por morrer à fome voluntariamente aos 82 anos depois de ter ficado deprimido por não poder ler nem observar o mundo após ter ficado cego. Seria interessante ver o que ele pensaria das pessoas nos dias de hoje que, mesmo vendo perfeitamente e com toda a informação à sua disposição, preferem continuar cegas.

2 comentários:

  1. Carlos, há coisas que um blogue destes não merece...

    A língua portuguesa não contempla a letra "h" após a letra "t" e por isso, a forma correta de escrever o nome do 'Beta' (como carinhosamente os seu contemporâneos o chamavam) é Eratóstenes.

    ResponderEliminar