A Meta criou um novo sistema de compressão áudio - EnCodec - que produz áudio 10 vezes mais compacto que o tradicional MP3.
Três décadas após a criação do MP3 que revolucionou a música em formato digital, temos um novo sistema que promete dar novo salto de gigante a nível da compressão sonora. O EnCodec da Meta utiliza a mais recente tecnologia AI aplicada à compressão de áudio, com resultados impressionantes.
Este sistema de "hipercompressão" permitirá não só disponibilizar áudio de alta-qualidade em tamanhos mais reduzidos, o que desde logo será vantajoso tanto para plataformas de streaming como para os utilizadores finais (representando enorme poupança dos dados e espaço de aramazenamento), como também para melhorar a qualidade áudio em situações com largura de dados bastante limitada.
É algo que poderá beneficiar a própria Meta, dizendo que este tipo de tecnologia permitirá criar uma melhor experiência sonora no seu metaverso; mas não deixaria de ser impressionante ver músicas que actualmente ocupam 2 ou 3 MB em formato MP3 passarem a ocupar apenas 300 KB sem perda de qualidade aparente.
2022/11/04
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Agora é esperar que apareça rapidamente alguém a explicar o segredo por trás deste novo conceito.
ResponderEliminarBem interessante, sem dúvida.
Penso que o Opus já consegue uma redução significativa em relação ao MP3, e para voz até se consegue compressões bem melhores.
ResponderEliminarResta saber até que ponto este da Meta realmente consegue manter a qualidade imperceptivel pois quando normamlemte quando se afirma uma coisa destas mostram testes de audição e comparação de vários codecs com varios bitrates...
Vindo da AI podemos esperar de tudo...
ResponderEliminarSó comparando os ficheiros (ouvindo digo...)
Eliminar