2022/11/04

Twitter enfrenta vaga de despedimentos

Após a aquisição de Elon Musk, o Twitter prepara-se para despedir cerca de metade dos funcionários.

A data de 4 de Novemebro será conhecida como uma sexta-feira negra no Twitter, sendo a data em que Elon Musk procede à "limpeza da casa" no Twitter com a demissão esperada de cerca de metade dos 7500 funcionários. Funcionários que saberão se ficam ou vão embora através de email, e sendo-lhes pedido também que fiquem em casa durante este dia para "garantir a segurança" do processo (as instalações físicas do Twitter estão fechadas).

O processo está a ser duramente criticado pelos funcionários, que dizem que Musk está a violar as leis de trabalho ao não dar o pré-aviso de 60 dias que é exigido, e parece já estar a ser preparado um processo dos funcionários contra o Twitter.

Musk aparentemente terá avaliado o desempenho dos funcionários em poucos dias, para decidir quem fica e quem vai, e também já fez diversas exigências à equipa técnica - incluindo encontrarem forma de reduzirem os custos de operação do Twitter em mil mihões de dólares por ano. Além disso, terá também que enfrentar um novo aumento de tweets com conteúdos racistas, que têm visto a aquisição por Elon Musk e as suas políticas de garantir a liberdade de expressão como carta branca para usarem o Twitter como canal ideal para a propagação das suas mensagens e ideologias.

2 comentários:

  1. Não deixa de ser irónico que em uma das compras mais dispendiosas de sempre (44 mil milhões de dólares, se tiver convertido bem os $44 billion americanos) os funcionários sejam os primeiros a ser postos a andar... por questões monetárias... pá, acabas-te de comprar isso por $44 billion e não tens dinheiro para manter a malta? Ou é só: não gosto desta malta que tem estado a fazer isto? E digo que é para poupar?
    A mudança de ideologia não me preocupa tanto, até porque por algum motivo (suponho que influência política e até nas escolas sobretudo nas universidades) a malta de esquerda obteve uma preponderância incrível nas redes sociais sendo de repente o "baluarte" da moralidade, sem contraponto e possibilidade de oposição... o que não é mau quando estão certos, mas quando estão errados, e estão errados muitas vezes, aí é preocupante. Geralmente quando um lado começa a ter muita influência e não está certo, tende a aparecer o oposto de alguma maneira, se não localmente pelo menos longinquamente e mais cedo ou mais tarde bate à porta.

    ResponderEliminar