2022/11/27

Windows 11 prepara icon para VPN activada

O Windows 11 poderá em breve exibir um indicador de uma ligação VPN no icon da rede.

A utilização de VPNs é algo que se vai tornando cada vez mais comum, quer obrigatoriedade de empresas que permitam trabalho remoto, quer para efeitos de segurança acrescida ao se aceder à rede de casa, ou até para efeitos de se acederem a conteúdos bloqueados geograficamente. No entanto, a sua utilização é algo que por vezes pode não ser imediatamente visível a nível do sistema - e isso é algo que a MS parece querer mudar.

Nas versões de desenvolvimento do Windows 11 foi descoberto um pequeno indicador que dá ao icon da ligação de rede a capacidade de mostrar se se está a utilizar uma VPN ou não.
Por agora o sistema ainda está bastante "verde", só funcionando se se utilizar serviços VPN através do sistema, e não tendo ainda icon para as ligações WiFi. Mas, são detalhes que seguramente serão resolvidos em breve.

Ter um indicador permanentemente visível seria muito mais útil para detectar situações em que o serviço se tivesse desligado por algum motivo, deixando o utilizador a utilizar a internet sem se aperceber de que já não estava a utilizar uma VPN para tal.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)