2022/11/02

Zeekr 009 MPV com 822 km de autonomia

Da China chega-nos mais um veículo eléctrico de luxo - o Zeekr 009 MPV - que promete uma autonomia de até 822 km.

A Zeekr pode não ser ainda muito conhecida, mas é a marca de luxo do grupo Geely, que também detém a Volvo, Polestar, Lotus, e outras empresas. No caso deeste Zeekr 009 MPV, temos uma gigantesca carrinha a que ninguém ficará indiferente, que permite transportar até 7 pessoas, com direito a quatro poltronas individuais nos lugares da frente.
O Zeekr 009 MPV vem equipado com dois motores eléctricos com potência de 400 kW e 686 Nm, podendo chegar aos 100 km/h em apenas 4.5 segundos - valor que se torna deveras impressionante quando nos lembramos que estamos a falar de um veículo com quase três toneladas. É também o veículo de estreia das baterias Qilin da CATL, disponibilizando duas variantes: a versão WE com pack de 116 kWh e autonomia anunciada de 702 km, e a versão ME com bateria Qilin de 140 kWh e autonomia de 822 km. A marca tinha como objectivo lançar um modelo que, mesmo na versão base, teria autonomia superior à grande maioria dos veículos a combustão no mercado.

Conta ainda com tecnologia de assistência à condução da Mobileye, com mais de uma dezena de câmaras, radares e sensores.

Na China os preços começam nos 69 mil euros e 81 mil euros dependendo do pack de bateria escolhido.

1 comentário:

  1. 822 km nos testes chineses também porra, deve ser uns 500 km, mas pronto, seja como for, agora imagina que o carro não era um paralelepípedo com rodas e que tinha alguma aerodinâmica, esse valor disparava.

    ResponderEliminar