2022/12/08

Apple protege backups iCloud com encriptação end-to-end

A Apple fecha a porta a uma das formas de acesso mais populares aos dados dos seus utilizadores: os backups iCloud.

Ao longo dos anos a Apple tem-se assumido como defensora da segurança e privacidade dos seus utilizadores - tendo até ido a tribunal para combater um pedido do FBI para desbloquear o iPhone de um suspeito. Mas todas as protecções e segurança que a Apple coloca no acesso aos seus dispositivos é, muitas vezes, traída pelos backups iCloud. O acesso aos backups são uma das formas preferidas das forças da autoridade para acederem aos dados dos clientes, sem precisarem preocupar-se com as protecções existentes nos dispositivos.

Mas em breve as coisas irão mudar. A Apple vai lançar o Advanced Data Protection para iCloud no iOS 16.2 / iPadOS 16.2 / macOS 13.1 que aplica encriptação end-to-end aos backups. Ou seja, nem a própria Apple conseguirá aceder a estes backups, e serão também inutilizáveis para qualquer outra entidade que a eles tenha acesso.
Tendo em conta o "risco" dos próprios utilizadores poderem perder o acesso aos seus próprios dados se ficarem sem a sua conta Apple, este método exige que se escolha um método alternativa de recuperação (password, chave de segurança, etc.)

Os dados encriptados incluem as mensagens, fotos, notas, bookmarks, voice memos, Siri Shortcuts e outros, mas não os contactos, iCloud Mail, e calendário - que a Apple diz serem necessários para poderem continuar a funcionar da forma esperada.

Vai ser interessante ver se a Apple irá disponibilizar esta opção na China.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]