2022/12/08

NASA mostra como trará amostras de Marte

A NASA e a ESA estão a colaborar para uma das mais complexas e ambiciosas missões espaciais já realizadas, que irá trazer para a Terra as amostras recolhidas em Marte.

O rover Perseverance tem estado a recolher amostras das coisas mais interessantes que vai encontrando em Marte, mas a parte crítica será a missão Mars Sample Return (MSR) que enviará nova sonda até Marte, com um lander que transporta um mini foguete com capacidade para fazer regressar as amostras. Se o processo de chegar a Marte, por si só, já é complicado, para esta missão as dificuldades aumentam exponencialmente, com uma série de coisas que nunca foram tentadas no planeta vermelho e onde tudo tem que correr na perfeição.

Não só se teria o primeiro foguete a levantar do planeta vermelho, como esse foguete terá que se reencontrar com uma sonda em órbita, transferir as amostras para novo receptáculo completamente isolado, fazer a viagem de regresso à Terra, e por fim fazer as amostras chegar ao solo em segurança.


Por agora esta missão ainda está em fase de concepção, não havendo ainda qualquer data definida para que se torne realidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)