2022/12/12

Twitter lança Community Notes para todo o mundo

O Twitter vai começar a mostrar as explicações Community Notes de forma global.

As Community Notes (projecto Birdwatch) foram lançadas em 2021 como forma de combater a desinformação no Twitter. A ideia é que grupos de moderadores possam adicionar contexto adicional a tweets, de modo a melhor explicar aquilo que se referem, com os utilizadores do Twitter a poderem votar se essas notas adicionais ajudarão ou não.

O problema é que, até agora, apenas os utilizadores nos EUA tinham acesso a estas notas adicionais, coisa que a partir de agora começará a ser disponibilizado em todos os países.

Elon Musk diz que este é um passo importante para transformar o Twitter no Twitter 2.0 que idealiza, mas há quem alerte para o risco de poder vir a funcionar de forma completamente contrária à que seria suposta, podendo sucumbir a votações concertadas de grupos organizados, que - por exemplo - votem negativamente em contextos "correctos" e promovam os "incorrectos".

E basta olhar para os "Twitter Files" que Elon Musk tem revelado, onde uns não vêem nada de mal, revelando apenas os esforços do Twitter em lidar com os problemas da moderação, enquanto outros os vêem como prova evidente de que o Twitter era parcial na sua censura. Assim como os que dizem que o Twitter silenciava as vozes conservadoras, enquanto do outro lado surgem estudos que dizem que era exactamente o oposto.

Penso que o futebol é o exemplo perfeito deste fenómeno, já que em inúmeras vezes temos, para um mesmo vídeo, um adepto de um clube a dizer que vê uma falta clara, enquanto o adepto do outro clube diz que se vê claramente que não há qualquer falta.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)