2023/01/10

Android 13 melhora taskbar nos tablets

A mais recente versão do Android 13 adopta uma taskbar mais funcional para os tablets.

A Google tinha prometido que iria passar a dedicar mais atenção ao Android nos tablets - que durante anos foram tratados como pouco mais que smartphones grandes - e parece estar a cumprir. Na mais recente versão do Android 13 a Google mudou o sistema da taskbar para algo que se torna mais adequado à utilização num ecrã grande.

Até agora, a taskbar nos tablets era algo que se mantinha visível a tempo inteiro, com opção manual para ser escondida e depois exibida novamente quando se tocasse na barra de navegação. Com este novo sistema, a taskbar passa a esconder-se automaticamente quando se está numa app em ecrã completo, bastando um pequeno gesto de arrastar para cima para a tornar visível novamente.
É uma diferença subtil mas que se torna bastante mais prática de utilizar e que melhor se enquadra no sistema de navegação por gestos que se tem no Android.

É provável que a Google dê destaque a estas alterações durante a apresentação do seu Pixel Tablet, que marcará o rergresso da marca aos tablets após vários anos. De qualquer modo, não deixar de dar alguma pena ver todo o tempo que for perdido desde os tempos dos Nexus 7 e Nexus 10.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)