Há uma série de apps na Play Store que prometem recompensas monetárias aos utilizadores, mas que na verdade são apps de injecção de publicidade, e algumas delas até fazem phishing.
Tanto a Google como a Apple insistem repetidamente nas vantagens de segurança de nos limitarmos a instalar apps através da app store oficial, mas a verdade é que não faltam maus exemplos de apps que por lá se podem encontrar. Na Google Play Store, não faltam apps que aliciam os utilizadores com recompensas em troca de ver publicidade, instalar e jogar jogos, mas que são verdadeiras fraudes, e que já foram descarregadas milhões de vezes.
Algumas destas apps tentam disfarçar o facto de pertencerem ao mesmo grupo, mas mantêm em comum a promessa de lucros rápidos e fáceis. Promessas que depois não se concretizam, obrigando os utilizadores a atingirem patamares mínimos para poderem converter as suas recompensas em dinheiro, patamares que na prática são inatingíveis.
Algumas das apps não se limitam a esperar que o utilizador as abra para verem publicidade, injectando-as por todo o lado, até mesmo no acto de desbloquear o smartphone e enquanto utilizam o browser. Outras levam o ataque mais longe redireccionando directamente os utilizadores para páginas de phishing na esperança de recolherem os seus dados de login e passwords.
Mesmo assumindo que parte significativa destes downloads sejam downloads falsos efectuados apenas com o propósito de tentar dar credibilidade a estas apps, é assustador ver que estas apps consigam atingir este nível de downloads sem merecem um escrutínio mais apertado por parte da Google.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)