2023/01/10

Comma 3 promete condução autónoma mais natural

A Comma.ai criada por George Hotz tem uma nova geração do seu sistema de condução autónoma, o Comma 3.

O Comma 3 têm a aparência de uma dash cam volumosa com ecrã - e na verdade também funciona como dash cam - com duas câmaras apontadas para o exterior e uma câmara apontada para o interior. A diferença é que, ao contrário de uma dash cam, aqui temos todo um sistema integrado capaz de assumir a condução do automóvel.

Refira-se que, entretanto, George Hotz abandonou a sua posição de CEO na empresa, para perseguir projectos mais aliciantes, tendo até passado umas semanas no Twitter de Elon Musk onde pretendia resolver alguns problemas mas onde acabou por descobrir que não seria o projecto ideal para si.
Com esta nova geração, o sistema não só consegue conduzir o carro em vias rápidas e auto-estrasdas, como também consegue lidar com semáforos. A experiência de condução promete ser também mais natural e menos robótica que de outros sistemas, "cortando" ligeiramente as curvas de forma semelhante à que um condutor humano faria em vez de se manter matematicamente no centro da via. Dito isto, continua a ser um sistema de assistência à condução que exige que o condutor mantenha atenção permanente, e a falta de câmaras laterais limita desde logo a sua capacidade de condução face à de outros sitemas com visão a 360º.

Mas, por $1500, não deixa de ser uma opção a considerar para quem quiser ter este tipo de assistência no seu automóvel, e que funcionará bastante bem especialmente para quem faz longos percursos em auto-estrada.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)