2023/01/08

LG Zero Connect liberta televisores dos cabos

A LG tem um novo sistema que elimina a necessidade de cabos nos televisores - o LG Zero Connect - que estreou no seu Signature OLED M de 97".

Numa resposta que parece ter sido feito à medida do sistema da Samsung, que reduz a habitual confusão de cabos a um único e discreto cabo que liga o ecrã a uma caixa externa com todas as fichas, o LG Zero Connect elimina completamente os cabos.

A caixa de processamento da LG, onde também encontramos toda a panóplia de fichas habituais, tem transmissão wireless para o ecrã, fazendo com que a única preocupação com cabos com o imenso ecrã OLED de 97" se limite à ligação da cabo de energia. Mesmo assim, a eliminação dos demais cabos (cabo de antena, ligações a set top boxes, consolas, etc.) já será uma excelente ajuda que possibilitará manter o ecrã livre do habitual emaranhado de cabos que raramente aparecem nas fotos das marcas mas que atormentam grande parte dos lares dos utilizadores.

Embora a marca sul-coreana tenha estreado este sistema num dos seus ecrãs OLED topo de gama, é de esperar que o sistema possa em breve ser aplicado a mais modelos, possibilitando que mais pessoas escapem à confusão dos cabos nas imediações dos televisores.

4 comentários:

  1. Não sei como é que os fabricantes não iniciaram uma "guerra comercial" em busca do melhor sistema deste tipo a fim de ajudar a esconder cabos, em vez de andarem atrás do 3D (um dos maiores desperdícios de dinheiro das últimas décadas) ou dos ecrãs curvos (entre outras idiotices sem fundamento)...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Conseguir uma tecnologia com quase zero lag, transferir 4K @ 120fps @ 10/12 bit cor e a informação de brilho por wireless é uma tarefa brutal e falta ver se funciona sem interferências. E se houver 2 TV'S perto? Quem quer esconder cabos basta fazer uma calha dentro da parede, pintar e já está. Logo passam os cabos que quiserem que aparecem atrás da TV, não se vêem.

      Eliminar
  2. Também acho que nesta fase em que o 4k HDR já é banal e se fala em 8k não estou a ver que o wireless seja uma solução universal.. pode dar para algumas situações mas conforme o Ricardo referiu atrás certamente vai ter problemas de delay (para quem quer jogar) e largura de banda ao competir com outros equipamentos wireless por perto, e pode até funcionar bem fora das horas de ponta e dar problemas noutros momentos... se o power tem de lá chegar, porque não mais um cabo? nem que seja uma fibra, isso certamente dava para qq necessidade no futiro e à distancia que quiserem...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exacto Miguel. A Samsung tem modelos com "One Connect Box" em que a caixa com "tudo" está num sitio e comunica com o ecrã por fibra ótica "invisível". A LG não tem muito espaço de manobra para faixa de frequências e canais wireless autorizados, assim que é muito provável que se encontre com interferências.

      A TV tem um "pé ", metem-se os cabos atrás;
      Está na parede? Ou calha dentro da parede (logo cimento e pintar) ou calha extra fina sobre a parede e pintada da cor da parede. Entre algum móvel e distância à TV, fica imperceptível.

      Eliminar