2023/01/29

Táxis autónomos sofrem revés em São Francisco

Em São Francisco (EUA) é normal ver os táxis sem condutor a circularem nas estradas, da Waymo e da Cruise, mas há quem lhes queira aplicar um travão.

Embora a tecnologia utilizada nestes táxis autónomos seja impressionante, têm havido múltiplos casos e situações em que os carros ficam paralisados nas estradas, chegando a bloquear estradas e até a interferir com as operações de bombeiros.

Num dos casos, cinco carros paralisados da Cruise bloquearam uma estrada numa zona movimentada, impedindo a passagem de um autocarro cheio de passageiros por mais de dez minutos. Noutra situação, um grupo de bombeiros teve que "lutar" contra um destes carros para impedir que passasse sobre as mangueiras, enquanto lidavam com um incêndio. Casos que se juntam a outros, como outro incidente em que um destes carros parecia ter parado para a polícia, mas depois tentou "fugir".

A Cruise (que é detida na sua maioria pela General Motors) tinha permissão para circular com os veículos apenas entre as 22h e as 6h, mas recebeu autorização para expandir os testes para qualquer altura do dia. É isso que tem estado a gerar preocupação, pois se estes incidentes acontecerem nas horas de ponta, o potencial para o caos no trânsito será muito maior - e para isso, já bastam os condutores humanos. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)