2023/01/26

TCL Ion X vem com bateria substituível

A TCL tem um novo smartphone que regressa às origens, disponibilizando coisas como uma bateria substituível.

A evolução tem coisas curiosas, e nem sempre se pode dizer que tudo tenha evoluído para melhor. Tempos houve em que nem sequer era preciso referir que um telemóvel tinha bateria substituível, pois isso era desde logo um elemento assumido - que entretanto se inverteu por completo, sendo agora assumido que a troca de bateria de um smartphone é um processo bastante trabalhoso que obriga uma visita a uma loja. Mas ainda há excepções.

O TCL Ion X é um smartphone económico, com ecrã HD de 6", chipset Mediatek Helio G25, 3 GB de RAM, 32 GB, câmaras traseira de 13 MP, e câmara frontal de 5 MP. No entanto, vem também com alguns elementos que outrora era comuns mas entretanto se tornaram quase uma raridade: vem com slot microSD com suporte para cartões até 512 GB, vem com ficha de headphones de 3.5 mm, e o ponto mais incomum de todos, vem com uma bateria de 3000 mAh substituível.

Não é de prever que este modelo seja capaz de inverter a tendência da última década e fazer com que os fabricantes regressem em massa às baterias facilmente substituíveis, mas é bom ver que ainda vai havendo um ou outro fabricante que continua a disponibilizar modelos com essa característica.

3 comentários:

  1. Mas há propostas lesgilativas na União Europeia (a semelhança com o que aconteceu com o USB-C) para fazer com que os telemovies passem a ter baterias substituíveis... estou à espera para trocar o meu Pixel 2 por um topo de gama com bateria substituivel.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. https://abertoatedemadrugada.com/2022/12/ue-pode-exigir-baterias-substituiveis.html

      Eliminar
    2. Espera sentado, ainda é capaz de demorar uns anitos...

      Eliminar