2023/02/03

Análise à coluna Sony SRS-XG300


Esta coluna portátil SRS-XG300 da Sony é uma excelente opção para animar uma festa do nascer ao pôr do sol, quer em casa, quer no exterior, com a sua potência e autonomia, a garantir uma utilização sem preocupações.

Unboxing


A coluna, envolta numa bolsa, vem bem protegida, por uma estrutura de cartão.


Por baixo da coluna, a documentação de referência e o cabo para carregamento. 

Especificações técnicas

  • Unidade Tweeter: aprox. φ20 mm, Unidade Woofer: aprox. 61 mm x 68 mm
  • Autonomia: até 25h
  • Bluetooth: Versão 5.2
  • Codecs Suportados: SBC, AAC, LDAC 
  • Alcance máximo de comunicação: aproximadamente 30m
  • Dimensões (L x A x P): 318mm x 138mm x 136mm
  • Peso: ~3 kg

A SRS-XG300 

O corpo, em formato tubular, apresenta-se revestido por um tecido que faz lembrar a ganga, que transmite uma sensação de resistência.


Na frente, à esquerda, uma zona em borracha, com três botões e respectivos leds: on/off, bluetooth e controlo do modo mega bass.


Do lado direito, outros três botões, no mesmo tipo de material: tocar/pausa/atender chamadas e controlo do volume.


Na zona superior, uma pega de borracha semi-rígida, com sistema de auto-retração. 


Na zona inferior, dois pés, com base em borracha, para estabilização da coluna.


Nas laterais, dois radiadores passivos.


Na lateral traseira, uma tampa protege o acesso às ligações.


A coluna portátil SRS-XG300 conta com uma porta USB-A para carregar outros equipamentos (serve de powerbank !), uma entrada de som para jack de 3.5mm, uma porta USB-C para carregamento do equipamento e dois botões, carga da bateria e controlo da luz que circunda os radiadores laterais.

A entrada de som, serve apenas para reprodução, não sendo opção para ligar um instrumento ou microfone, para sobrepor à música. De referir que esta funcionalidade está disponível em outros modelos, mais caros.

Em utilização


A certificação IP67 é uma garantia de descanso para uma utilização próximo de uma piscina, garantindo protecção contra poeira e resistência a um mergulho na água de até 1 metro de profundidade, até 30 minutos.

A pega é altamente útil para movimentar a coluna. Basta pegar pela zona da reentrância e puxar um pouco, para que a pega se estenda, permitindo agarrar confortavelmente e com segurança no equipamento. Quando largarem a pega, a mesma irá retrair-se, para se alojar na cavidade respectiva.


O emparelhamento fica facilitado com o Google Fast Pair Service. Se o equipamento a emparelhar não suportar esta funcionalidade, basta tocar no botão do Bluetooth (o led começa a piscar 2x de forma intermitente) e de seguida, efectuar a configuração manualmente.

O modo Mega Bass permite acentuar os graves de forma significativa. Nada como experimentarem, para avaliar a funcionalidade. Pela parte que me toca, é perfeitamente dispensável, não acrescentando nada em termos de experiência de utilização.

Em termos de som, a potência é suficiente para acordar a rua toda e a qualidade do mesmo não vai desapontar, com a referida prestação dos graves, a ser devidamente acompanhada pelos agudos.


O modo "iluminação ambiente", disponibiliza um efeito ideal para festas com a iluminação que circunda os radiadores, a funcionar de forma sincronizada com a música. O padrão de iluminação pode ser definido através da aplicação Music Center, estando disponíveis vária opções para o efeito.

O carregamento a 3A, demora cerca de 5h a completar. A autonomia, é para "esquecer", podendo a coluna ser utilizada o dia inteiro, sem preocupações. É carregar e desfrutar.


Apreciação Final

A SRS-XG300 da Sony vai por certo estar à altura de quem procura uma coluna para utilização em casa ou no exterior, durante longas horas, sem qualquer preocupação com autonomia, podendo inclusivamente servir para carregar o smartphone de quem tenha abusado dos streams ou jogos.

A potência será suficiente para manter os convidados bem acordados, até final do dia, pelo que em termos de música, a festa estará garantida.

Com um preço na casa dos 200€, não é um produto propriamente barato, mas tendo em conta a sua prestação em termos de som e autonomia, é claramente merecedora de um "ESCALDANTE".

Sony SRS-XG300

Escaldante

Prós
  • Potência de som
  • Autonomia

Contras
  • Modo Mega bass não acrescenta valor ao produto


Coluna Sony SRS-XG300

Escaldante (5/5)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)