2023/02/22

Apple não desiste do sensor de glucose no Apple Watch

O próximo passo nos sensores médicos é a monitorização da glucose no sangue de forma não invasiva, e a Apple continua a trabalhar nisso.

Os primeiros wearables e smartwatches podiam contar apenas com a curiosidade de contar os passos e detectar quando o utilizador estava imóvel há demasiado tempo, mas desde então não têm parado de evoluir. Actualmente consideramos comum que estes dispositivos monitorizem a frequência cardíaca de forma contínua, e tenham capacidade para distinguir e monitorizar dezenas de actividades físicas e desportos. Alguns até contam com capacidade para fazer leitura do ECG e pressão sanguínea.

A Apple tem promovido o Apple Watch como dispositivo de acompanhamento médico, e não faltam relatos de casos em que os alertas dados pelo Apple Watch permitiram salvar a vida aos seus utilizadores, mas depois de tudo o que já lhe adicionou, o próximo grande desafio é dar-lhe a capacidade para a monitorização da glucose no sangue de forma não invasiva. É um projecto que a Apple tem mantido há anos, e que embora alguns rumores ocasionalmente apontem que "está para breve", continua sem ter qualquer data concreta para se tornar realidade. Mas, agora surge novo relato de que foi feito um grande avanço no projecto, que poderá potenciar a sua concretização num futuro não muito distante.

Se o Apple Watch puder ler o nível de glucose no sangue, sem necessidade de picadelas ou outros acessórios invasivos, tornar-se-á num sucesso instantâneo entre os milhões de pessoas que sofrem de diabetes e para quem esta medição é algo imprescindível. Nem todos os projectos da Apple são bem sucedidos - relembre-se o caso de quererem criar vidro safira para o ecrã dos iPhones, ou o carregador wireless AirPower que foi apagado da história - mas, esperemos que este sensor de glucose seja algo que tenha um desfecho diferente.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)