2023/02/18

Extensão ChatGPT para o Google Sheets

Quem desejar tirar partido das capacidades AI do ChatGPT nas folhas de cálculo já o pode fazer no Google Sheets.

Criada por um utilizador, esta extensão Numerous.ai acrescenta ao Google Sheets algumas funções adicionais que permitem explorar as muitas possibilidades dadas pelos novos sistemas de inteligência artificial.

Depois de instalada, passamos a poder recorrer às funções =AI(), =INFER() e =WRITE(). Com a primeira a dar resposta a qualquer pedido que se faça; a segunda a poder inferir informação com base nos dados fornecidos (por exemplo determinar se uma resposta ou comentário é de teor positivo ou negativo; ou classificar categorias de despesas de um extracto bancário); e a terceira a poder ser usada para criar textos.


Um dos exemplos mostra como se pode inferir os nomes das pessoas com base nos seus emails. E além destas funções directas, também podemos pedir ajuda ao sistema para nos ajudar a criar novas funções, como uma função para extrar a parte do domínio de um endereço de email. Ou, em sentido inverso, podemos mostrar-lhe uma fórmula existente e pedir-lhe para explicar o que faz.

Claro que tudo isto não chega sem algumas limitações. Embora a extensão em si seja gratuita, os utilizadores têm apenas 30 tokens gratuitos para gastar no acesso a estes pedidos ao ChatGPT, sendo necessário pagar pelo menos $10 por mês à OpenAI para se ter acesso a 1000 tokens mensais.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)